quinta-feira, novembro 1

Filme: Melancolia

                                    Ficha técnica
Diretor: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Brady Corbet, Stellan Skarsgård
Produção: Meta Louise Foldager, Louise Vesth
Roteiro: Lars von Trier
Fotografia: Manuel Alberto Claro
Duração: 136 min.
Ano: 2011
País: Alemanha/ Dinamarca/ França/ Suécia
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estúdio: Zentropa Entertainments / Memfis Film / Zentropa International Sweden / Slot Machine / Liberator Productions / Zentropa International Köln / Film i Väst / Danmarks Radio (DR) / arte France Cinéma / Sveriges Television (SVT) / Canal+ / Centre National du Cinéma et de L'image Animée (CNC) / CinéCinéma / Edition Video / Nordisk Film Distribution / Danish Filminstitute / Eurimages / Nordisk Film- & TV-Fond / Swedish Film Institute / Filmstiftung Nordrhein-Westfalen
Classificação: 14 anos
Sinopse: Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. Neste contexto Justine (Kirsten Dunst) está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração.

   Oieee! Demorei mais tô aqui pra falar de melancolia! Calma gente, não é melancolia de tristeza não, mas sobre o filme melancolia :)

  Ouso a dizer meus caros, que este é um dos melhores filmes que já vi! 

  Assim que esse filme lançou, eu fiquei louca para assistir. Primeiro porque o filme conta com a Krinten Dunst, que é uma de minhas atrizes favoritas e segundo porque a sinopse me deixou super curiosa. Tá, lá vai eu tentar assistir o filme e tals... Tentar não é assistir. Tentei ver esse filme aproximadamente 134.567.879.654 vezes (não foi bem isso, haha, é que já perdi as contas!) e nenhuma dessas vezes deram certo. Ou o filme travava, ou baixava na metade, ou vinha sem legenda... Mas finalmente, eu consegui assisti o/ (Só eu ouço coros de aleluias?! Haha). 
  O início do filme foi que chamou mais minha atenção. Imagens em câmera lenta, acompanhadas de uma trilha sonora super tensa. As imagens do começo nos oferece uma ideia do que estaria por vir e do que aconteceu depois... Ameeei todo o início!
   Outra coisa que me chamou atenção foi a técnica utilizada para filmar esse filme, com a câmera balançando (tipo vídeo caseiro, com a câmera nas mãos de uma pessoa tremendo), além do balançar proposital da câmara, ela dá uns focos que exploram detalhes importantes. Todo esse trabalho e técnicas com a câmera evidenciam cada vez mais o clima de suspense do filme. Fora a trilha sonora, que não é nada diversa. Aliás, o filme se compõe basicamente com uma única música, que aparece em determinados momentos, e sempre aumenta a tensão do filme. 
   Os personagens são muito complexos e extremamente indecifráveis. Cada um apresenta uma personalidade diferente e cheia de peculiaridades. Mas acho que toda essa construção dos personagens, só enriquece o filme e sobretudo o suspense que o mesmo apresenta.
  E que final! As vezes ele pode parecer meio óbvio e blá, mas eu fui surpreendida. Não esperava que esse filme apresentasse um final tão bem concluído, pensei que este fosse mas um daqueles filmes com um final não final e que te deixa mergulhada em uma piscina de pontos de interrogação. Não é o caso desse filme, ele tem um final bem final. 
  A ideia do filme em si é um pouco complexa. Se você não se permitir analisar bem o conteúdo, você fica sem entender. Pra falar a verdade, nem sei se eu entendi (hahaha), é impossível não ficar com perguntas sem respostas com muitos fatos do filme. Mas percebi que esse filme não foi muito apreciado... Muitas pessoas não entenderam a ideia do filme e ficaram criticando mal o mesmo. 
  Na minha opinião Lars von Trier tenta pensar de modo um tanto extravagante, a morte. Tenta pensar ela como um acontecimento do qual ninguém pode fugir. E os diferentes pensamentos, e comportamentos sobre a morte, se refletem nas diversas ações dos personagens diante de uma morte evidente. Mas tipo, essa é só a minha opinião... 
  Toda a técnica, fotografia, filmagem, estrutura dos personagens, sonografia, trabalho dos atores e enredo me conquistaram. E tudo isso me levou a amaaar esse filme! Aaaah, só uma curiosidade, o filme recebeu várias indicações e conquistou o prêmio de Melhor Atriz (Kirsten Dunst s2).
  Enfim... o filme apresenta ótimos atores e uma boa construção. Indico pra todos :) 
  Beijos! 

16 comentários:

  1. Toda vez que ia ver esse filme acontecia alguma coisa, comecei a ficar com raiva e acabei desistindo. Mas ainda quero muito ver, a história parece ser muito boa e rica. A Kristen Dunst ganhou o Festival de Cannes de Melhor Atriz ano passado, ela e o filme só ficaram de fora do Oscar por causa do Lars von Trier, que depois de várias declarações idiotas acabou sendo meio que banido da maioria dos grandes prêmios.

    Beijos :)
    http://www.itgirl-sweet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que não foi comigo o/ mas não desista! Pois é menina, fiquei sabendo dessa polêmica mesmo...
      Bjs!

      Excluir
  2. OH Ruamitcha, eu estou na mesma situação, sempre que vou tentar ver esse filme acaba acontecendo algo que me impede de vê-lo.
    Quero muito ver o filme por tudo, a sinopse, a Kirsten (S2*-*), pelo diretor que e muito fera e todo o resto.
    Adorei sua crítica, muito bem desenvolvida e articulada.
    Bijoos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô começando a acreditar que esse filme não quer ser assistido por ninguém... o.O Hahaha.
      Vale a pena conferir sim, por tudo que você citou e ainda mais :)
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Bjs!

      Excluir
  3. Já ouvi uma dúzia de pessoas comentando (na maioria das vezes, positivamente) sobre o filme, mas confesso que ainda não tive a oportunidade de assistir. Mal consigo ver o Jornal Nacional ultimamente, rs. Mas a tua resenha me deixou ainda mais afim de assisti-lo.
    Ah, obrigada pela visita, tô seguindo aqui!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, a vida é corrida né?! Que bom, assista sim. Ah, amei teu blog e obrigada ;)
      Bjs!

      Excluir
  4. Então, baixei o filme e só tava arrumando tempo para assistir, e agra que vc falou o QUÃO bom ele é, me deixou morta de curiosidade.

    Mas confesso que o efeito "câmera tremida" sempre me deu nos nervos...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista, vale muito a pena! Sério?! Não tenho muita experiência com esse efeito mas gostei do modo como ele foi colocado nesse filme!
      Bjs!

      Excluir
  5. Eu adoreeeeeei ler esse post. Estava super curiosa pra ver esse filme e não tinha ideia que a fotografia dele era tão bonita e tão diferente dos outros filmes. Estou mesmo louca para assisti-lo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou! Também gostei da fotografia, legal você ter reparado.. Assista mesmo, vale a pena!
      Bjs!

      Excluir
  6. Eu também fiquei curioso para ver esse filme quando ele foi lançado por causa da Kirsten Dunst (eu gosto muito dela), mas não apenas por causa dela, a sinopse e o trailer do filme não diziam muito sobre ele, eu só sabia dizer que ele parecia ser um tipo de filme mais ousado e diferente dos que estão passando nos cinemas por aí. Gostei de saber dessa técnica de câmera tremida usada no filme, já vi alguns filmes que usavam essa técnica e na minha opinião ela dá um toque de realidade a mais para o filme (se é que dá pra me entender).

    Eu deixei um meme para você no meu blog, espero que goste:
    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com.br/2012/11/memes-e-selinhos-que-eu-recebi-3.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, dá pra te entender e concordo. A sinopse é bem empolgante né?!
      Vou conferir! Obg pela indicação!
      Bjs!

      Excluir
  7. Pro nome eu não assistiria esse filme, mas bem depois de ler seu post vou procurar ele aqui pra assisti, fiquei curiosa *--*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Esse filme eu não conhecia! Adoro tramas complexas, com personagens mais complexos ainda, isso sempre me atrai.
    Ótima indicação!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir