sábado, setembro 29

#Moda nas telinhas

  Oi pessoas! 
  Quanto tempo hein (nem tanto assim... haha)! Mas quanto tempo não falo de moda hein?! Me empolguei com outros assuntos e meio que deixei a moda um pouco de lado... Mas cá estou eu com meu espírito fashion, haha o/ 
  Essa semana tive a oportunidade de assistir o filme 'O sorriso de Monalisa' (mais informações aqui), um filme que apresenta um grande contexto histórico-social marcado pelo pensamento revolucionário e que perduraria muitos anos sobre a figura feminina. O filme se passa de 1953/54, período em que a mulher era realmente educada para ser a boa esposa, mãe e sobretudo boa dona de casa. 
  Além de todos esses contextos e reflexões que o filme nos traz, o que me chamou muito a atenção foram os figurinos, os cabelos, a maquiagem e a caracterização toda da época que foi utilizada no filme. Deu vontade até de viver nessa época só pra poder usar o vestido azul que Betty Warren usa no baile. Falando na personagem... quem interpreta ela é ninguém menos que uma das minhas atrizes favoritas, Kirsten Dunst conhecida como a eterna Mary Jane, arrrgh/ foto abaixo), que estava esplêndida neste filme, apesar de fazer uma personagem um tanto antipática. Vale ressaltar que o filme conta com um ótimo elenco, inclusive com Julia Roberts. 
ERA PRA FALAR DE MODA! Aí a pessoa se empolga especular o aspecto estrutural do filme... (Abaixo o vestido azul de Betty Warren).
  O filme apresenta as roupas da época que trazem aquela coisa bem clássica, estampas bem singelas, cores bem sutis, cortes que apresentam uma grande delicadeza, modelos bem repetidos mas bem contrastantes entre si, e muito bem comportados. Podemos notar um decote aqui outro acolá mas eles marcam, na minha opinião um período de libertação feminina que viria a acontecer de forma bem sutil e um pouco mais tarde ainda. O que predomina de vez nos figurinos são as saias, cardigãs e vestidos, nada de calças, e sua utilização é muito rara. 
  É engraçado pensarmos em como as roupas femininas foram dotadas de esteriótipos nessa época, afinal de contas uma boa moça não deve fazer grandes exposições de seu corpinho com decotes e comprimentos curtinhos. Talvez pensemos assim até hoje, porém com uma maior autonomia e liberdade. E chique mesmo era usar vestidos e saias, hoje, as boas e velhas calças dominaram o guarda-roupa feminino. E adivinha quem voltou para dar o ar da graça em nossos looks?! Os cardigãs! Que sempre proporcionaram uma boa composição para os modelitos. 
  Quanto aos cabelos... o que predomina são os cabelos curtos, lisos e com leves ondinhas nas pontas, muito gracinha *-* E o que é bastante utilizado nas maquiagens são as bocas vermelhas, que são preenchidas com o batom vermelho ou com uma cor chamativa, e as bochechas sempre se encontram sempre bem rosadinhas.
  É isso gente, espero que tenham gostado da minha análise fashion sobre o filme :) 
  E  deixo a indicação do filme pra vocês, que é muito bom!
Bjs, pessoas!

20 comentários:

  1. Eu gosto de filmes que falam de moda, tipo O Diabo Veste Prada.
    Acho bem interessante porque não é um assunto que a gente vê direto nos cinemas.

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah também adoro esses filmes, mas só esclarecendo o filme não fala especificamente de moda, aliás o foco é outro... acontece que é inevitável sentir a moda no filme, hahaa. Comentei já!
      Bjs!

      Excluir
  2. Amo filmes de época e também amo a Moda de épocas passadas, amei saber desse filme, não o conhecia, tem Kirsten e a Ginnifer de Once Upon a Time *O* E amei seu post analisando a moda ambientada do filme <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom que gostou! Sim, tem a protagonista de Once upon a time *-*, mas ela tá muito diferente!
      Bjs!

      Excluir
  3. Esse filme é maravilhoso, conta um tipo de história que não se conta hoje em dia. Essa libertação feminina é perfeita, sempre quando assisto me dá vontade de ter participado. HAHA'

    Beijos e ótima postagem, como sempre né?
    http://www.itgirl-sweet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que isso! Fico feliz que tenha gostado ;)
      Sim esse filme é lindo e admirável *-*
      Bjs!

      Excluir
  4. Eu gosto tanto desse filme. Julia Roberts ta PERFEITA nele!
    adorei o post.

    bjs
    www.amodernpinup.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto do filme, que bom que gostou do post! Como diz minha cara professora Telma(oi Telma), Julia Roberts está brilhante *-*
      Bjs!

      Excluir
  5. Ruama, tem um meme em meu blog para vocês responder (se quiser). Faz tempo que eu não apareço por aqui, mas vou tentar estar sempre. Bjs!!!

    http://peregrinodanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah obrigada, farei assim que tiver oportunidade! Seja sempre bem-vindo *-*, tentarei visitar você com mais frequência também :)
      Bjs!

      Excluir
  6. Que bacana Ruu, então vc tem vontade de fazer Psciologia, ou já faz? Acho uma área linda linda! *.*

    Os filmes podem trazer muita moda pra gente né?
    Um beijo mega carinhoso!
    Nanda

    http://lladodedentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almejo cursar psicologia sim, também acho uma área admirável! Com certeza os filmes trazem grandes tendências de moda.
      Outro beijo mais carinhoso ainda *-*

      Excluir
  7. Eu adoro prestar atenção no figurino dos filmes, é ainda mais legal quando é de uma época diferente ou de um mundo diferente. :)

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. Muito linda as roupas, amo roupa antiga, acho tão mais bonitas que a de agora haha *-*
    Beijos
    http://docetimidez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei lindas, dependendo da roupa antiga eu também gosto e algumas realmente dão de dez a zero nas tendências de hoje!
      Bjs!

      Excluir
  9. Não entendo nada de moda, mas eu precisava dar uma passadinha para comentar um pouco desse filme, eu também adoro a Kirsten Dunst, acho que ela estava muito bem nesse filme, e a Julia Roberts também (aliás ela atua bem em todos os filmes que faz né), também gostei bastante do contexto histórico, na primeira vez que eu vi o filme achei chatinho, mas depois vi que ele tinha valor, e quando ele passa na tv eu sempre paro para reve-lo.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei o contexto histórico do filme, digno de reflexão! Kirsten tava linda e Julia também, ela atua bem em muitos filmes mesmo! Obrigada pela opinião.
      Bjs!

      Excluir
  10. Tenho certeza que já ouvi falar desse filme u.ú Enfim, eu adorei as roupas, amo esses filmes de época *-* Vou procurar saber mais sobre esse.
    bjs
    www.naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir