quarta-feira, agosto 15

RESENHA: Cruzando o caminho do sol

Sinopse:  Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um...
Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou.
Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos.
Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano. (fonte)


  Durante as férias eu comecei a ler o livro Cruzando o caminho do sol e terminei ele semana passada. E cá estou para falar um pouco dele.
  Então... É um bom livro, que traz consigo uma realidade que infelizmente permeia nosso mundo. A narração apresenta alternações de pessoas diferentes, em lugares diferentes, e quando nos damos conta a estória mistura os personagens e os envolve em uma mesma situação, isso faz com que os capítulos sejam subalternos. Muitos autores não conseguem desenvolver de forma clara uma narração dessas, esse autor conseguiu. Por outro lado, eu senti falta de uma narração mais detalhista, que garante uma exposição maior da situação e dos sentimentos dos personagens, o autor retrata tudo de forma muito sutil, sem fazer uma explanação mais abrangente.
  Achei muito bonito a maneira como as duas irmãs lidam com toda a situação. Elas tiram forças para suportar toda a humilhação a qual elas são expostas, do amor um pela outra. Elas suportam tudo já pensando que elas tem que passar por isso da melhor forma possível, para ficar bem o suficiente para dar apoio para a outra.
  O livro é uma ficção baseada na realidade (como eu já disse), que trata de problemas que sabemos que existem mais muitas vezes tudo o que fazemos é ignorar. Tráfico de seres humanos e de drogas, prostituição, fora os desastres de causa natural, como o tsunami que começou toda a estória. Por retratar todos esses problemas, o livro te faz parar pra pensar.
  Tem um trecho do livro que achei muito interessante, onde Klein que é um homem de grande poder que comprou Sita (a irmã mais nova) pergunta para ela se ela sabe porque está ali, ele responde a própria pergunta dizendo:
   “Você não está aqui porque sinto prazer no comércio sexual. Você está aqui porque existem homens que gostam de pagar por sexo. Eu sou apenas o intermediário. Alguns homens de negócio vendem objetos. Outros vendem conhecimento. Eu vendo fantasias. É tudo a mesma coisa.” Página 394.
  Em um determinado aspecto esse personagem está certo, pois se a prostituição existe e é um problema que se apresenta cada vez maior, é porque existem pessoas que faz uso do que ela oferece e enquanto existirem clientes o produto não some tão facilmente do mercado. Por outro lado no final de sua fala ele fala que é tudo a mesma coisa, comparando os seres humanos que são submetidos a isso com outros produtos quaisquer para consumo. Aí é a parte que eu pensei e ainda penso, a que ponto o ser humano chegou hein? Ser capaz de vender outro ser humano. E é realmente deplorável pensar que o ser humano chegou a esse ponto.
  É um livro que como eu já disse nos faz refletir, além disso ele nos apresenta uma riqueza cultural, pois grande parte da estória se passa na Índia, com isso muitos detalhes do país e da própria cultura são expostos. 

  Deixo aqui o book trailer pra vocês conferirem um pouquinho. O vídeo pode ter um quê de propaganda, mas esse não é meu objetivo ok?! O vídeo é ótimo. Confiram!


  Beijos, pessoas.

4 comentários:

  1. Eu gostei do livro, mas também achei que o autor poderia ter se aprofundado mais em alguns momentos, e detalhado mais como todo o esquema do tráfico funciona. Mas, de qualquer maneira, é uma excelente estreia ;)

    Abraços.

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Concordo com você, o autor podia ter enriquecido sua escrita com mais detalhes. Uma ótima estréia com toda certeza!
      Obg pelo comentário e pela visita!
      Volte sempre, bjs!

      Excluir
  2. Eu fiquei curiosa pra ler este livro já na sinopse. Li algumas resenhas e minha vontade só aumentou. Acho legal misturar ficção e realidade, principalmente se esta estiver um pouco distante de nós.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem?! Leia esse livro mesmo, vale a pena! Também acho o máximo misturar realidade e ficção, mas tem que ser na medida certa ;)
      Obg pela visita, volte sempre!
      Bjs, Ruama.

      Excluir