sexta-feira, agosto 3

Filme: O espetacular homem-aranha

                               
                                                        Ficha Técnica
Título original: The Amazing Spider-Man
Este filme estreou em: 06 de Julho de 2012
Diretor: Marc Webb
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Martin Sheen, Sally Field, C. Thomas Howell, Embeth Davidtz, Chris Zylka, Denis Leary, Campbell Scott, Irrfan Khan, Kelsey Chow, Stan Lee
Produção: Avi Arad, Matthew Tolmach, Laura Ziskin
Roteiro: Alvin Sargent, James Vanderbilt, Steve Kloves
Fotografia: John Schwartzman
Trilha Sonora: James Horner
Duração: 137 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Sony Pictures
Estúdio: Columbia Pictures / Marvel Enterprises / Marvel Studios / Laura Ziskin Productions
Classificação: 10 anos

  Hello! Como vocês sabem o filme 'O espetacular homem-aranha' estreou no mês passado, e euzinha que sou super fã fui assistir em meu primeiro dia de férias (afinal de contas não fui na estreia)! Não me contentei em assistir apenas uma vez e assisti novamente! #Sim, eu assisti o mesmo filme duas vezes (é homem-aranha gente!). Na primeira vez o cinema estava bem agitado e me impediu de filtrar detalhes do filme, da última vez estava mais tranquilo, quase parado (tirando um retardado que ficava gritando e uma menina que ficava rindo escandalosamente, ambos na minha fileira! Puff #mereço?!) e tirando esses pequeninos incômodos, o fato de ter menos pessoas deixou o cinema mais calmo e isso ajudou a prestar mais atenção no filme.
  Não esperava tanto desse filme. Estava controlando minhas expectativas para não ficar muito frustrada, mas não fiquei tão decepcionada quanto pensei que fosse ficar. Na real? Eu gostei do filme. Porém, entretanto, contudo, todavia... Tenho trocentas críticas entaladas na garganta! Gostaria de dizer que sou uma chata quando o assunto é filme, sou o poço da crítica e críticas como bem sabemos nem sempre são ruins, podem ser boas também. Mas enfim, é só pra avisar mesmo.
  Vamos lá. Críticas:
Não gostei da cena de 'despedida' entre o Peter e os pais (logo no começo do filme). Quando assisti pela primeira vez achei o choro da Mary Paker (mãe do Peter) um tanto fingido, na segunda vez percebi que faltava algo nessa cena! Faltou EMOÇÃO! E falo não só do choro da mãe de Peter (que poderia ter sido melhor), como da reação de todos na cena. A coitada da mãe dele até se esforçou em forçar umas lágrimas, mas e os outros? Poxa, os pais estavam indo embora e o Peter nem pra dar uma bira? Ou armar o berreiro? Tá certo, ele era muito pequeno... Mas justamente por isso! Uma criança quando é afastada dos pais sofre. Não digo que ele não tenha sofrido. O afastamento dos pais pode ter lhe provocado sérios problemas e sofrimentos durante a infância. Mas acho que no exato momento da despedida dos pais, o sofrimento poderia ter sido explícito, nada muito dramático também. Acontece que a cena já se passa rapidamente e ainda tiraram a emoção do momento, como assim né?! Todos na cena poderiam ter chorado e armado um barraquinho de leve! (nem tanto, haha'). Devo confessar que a cena é permeada pela tensão, mas faltou emoção, muita emoção.
Tia May. Essa tia May é uma tentativa frustrada de ser fofinha. Ela está se esforçando (percebo isso coitada!) mas acho que nunca chegará aos pés da outra tia May, que era a fofura em pessoa _ prazer!                      
                                                                                   
Gostei desse tio Ben, mas ele não falou uma das frases mais lindas já ditas por esse personagem no primeiro filme da trilogia passada. "Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades" Ahhhhhhh, porque, ele não falou ela? Mas sua sensatez transcende essa frase em um discurso que ele faz ao Peter, aliás a sua caixa postal. O discurso é deixado para ouvirmos no final, acompanhado de uma daquelas típicas trilhas sonoras de dever cumprido. Não lembro de toda sua fala, apenas de uns fragmentos, onde ele fala que Peter merece coisas grandes e que ele é o seu herói *-*. Lembro-me que a fala do tio Ben foi bem colocada na trilogia passada também. Suas falas remetem grande sabedoria e se mostram muito importantes na construção do próprio homem-aranha e da lição do filme.
Picado por uma aranha?! Não. Ele foi picado por uma aranha robô e não uma naturalmente natural da espécie aracnídea! #Como assim?!
Teias. A picada da aranha robô não lhe concedeu teias naturais que saíssem dos punhos. Então Peter desenvolve suas próprias teias com a ajuda de um dispositivo.  Entendo que esse fator apresentou uma maior fidelidade aos quadrinhos, mas mesmo assim! Homem-aranha sem teias naturais? WHAT?!   
Uniforme do herói. Apesar de utilizar as mesmas cores e manter quase o mesmo modelo de roupa que foi utilizado na trilogia passada, eu detectei algumas diferenças (só eu percebi?) e prefiro a versão anterior. Entretanto confesso que as costas dessa nova roupa está mais bonita.        

                                                                             



Verde. Duende verde. Lagarto verde. Doutores. Vilões. Essas são algumas semelhanças que podemos perceber com esse filme e com o primeiro da trilogia passada (desculpa gente, as comparações são inevitáveis!). O segundo filme da trilogia anterior também apresenta um doutor como vilão, o Dr. Otto Octavus. Ah, esses doutores...
  Sempre tive uma antipatia com o duende verde, nunca gostei dele como vilão (ôh cara chato!), mas não tenho nada contra o lagarto verde (até agora). Achei interessante o fato do Dr. Curt se manter racional quando assume e está em sua forma de réptil. Eu digo racional no sentido de que ele sabe o que quer, o que tem que fazer e onde tudo está. Curioso e um tanto admirável foi ele ter salvo Peter quando ele estava prestes a cair do edifício Osborn, ele poderia muito bem ter deixado ele cair e se virar, mas não o fez. Vale ressaltar que ele já estava se transformando em sua forma humana. Mas não deixa de ser curioso, muito curioso! 

Sem Mary Jane! (uhuuuuuuul). Nunca gostei da Mary Jane. Nada contra sabe... Acontece que ela é excessivamente dramática, faz tempestade em copo d' água e vive jogando as coisas na cara do Peter. Mas apesar de tudo, gostaria, que ela voltasse para a trilogia. (Tá pensando que eu sou doida né?! Calma!) É apenas por uma questão de lógica. Pensa comigo. Estão começando uma nova trilogia, mas já teve uma trilogia! Eles não podem simplesmente apagar nossas memórias ou inventar outros personagens. Compreendo que a estória voltou ao começo, que a Gwen é primeira paixãozinha do Peter (eu disse a primeira, não a última ou a única). Então seguindo por uma ordem lógica, Mary Jane tem que voltar. Afinal de contas, ela foi a única paixão revelada na trilogia passada, então podemos deduzir que ela é importante. Agora... Importante o suficiente para voltar para a estória? Veremos né?!
Gwen Stacy. Gostei dessa garota! (Eu aprovo Peter!). Ela é bonita, inteligente, não faz tanto drama (ouviu Mary Jane?!) e ainda saca rápido as coisas. Ela sacou por exemplo que Peter não se afastou porque queria, e sim por conta de uma promessa feita ao seu pai. Além disso, ela se arrisca para ajudar Peter! Uma vez se encontra cara a cara com o lagarto. A cara que ela faz antes de se deparar com o lagarto, é hilária! Me lembra aquelas caras de barbies em perigo! Sério, é igualzinha. Mas enfim.
  Estava muito insegura quanto a atuação da Emma Stone, pois nunca tinha visto uma atuação sua. Ao meu ver ela se mostrou uma ótima atriz.
  *E o primeiro beijo de Gwen e Peter é lindo!*
10º Resgate do Jack. Para mim o resgate do Jack foi o ápice do filme! É nesse momento em que o homem-aranha se assume como tal (de fato),cumprindo o objetivo de ajudar as pessoas. Jack é um garotinho que se encontra preso no carro que está pendurado na ponte. O homem-aranha tenta resgatá-lo, mas para fazer isso precisa conquistar a confiança do garoto então se apresenta como um homem normal, sem a máscara. Joga a máscara para o Jack e no momento em que o carro começa a pegar fogo, (por conta da gasolina que vazou) Peter pede para ele colocar a máscara pois ela lhe daria forças, e é isso que ele faz. O carro cai bem a seguir, e Peter lança uma teia puxando o garoto. O pai do garoto se vira para o homem-aranha, perguntando quem era ele, e pela primeira vez ele se apresenta como o Homem-aranha! Foi linda toda a cena! *---*
11º As mina piram!
Quase no fim do filme Flash (um daqueles garotos machões e populares) aparece usando a camiseta do homem-aranha, Peter faz uma referência a camiseta e Flex elogia o homem-aranha, aponta para a camiseta e diz 'as mina piram'! Tá, então o facebook invadiu os diálogos do filme?! Ok.
12º Finalmente, Peter! Então... Eu já disse que fazer comparações é inevitável né?! Pois é. Percebi uma grande diferença de personalidade entre este e o outro Peter. O Peter de agora não trabalha, é skatista, e digamos um pouco mais descolado, e ás vezes consegue fazer uma cara super lerda. O Peter de antigamente trabalhava, era muito retraído, considerado o nerd, e eu nunca imaginaria ele de skate. As coisas mudam e o Peter mudou. Se mudou para melhor? Eu confesso que ainda não sei. Mas sinto falta daquele Peter mega tímido! 
  Quanto aos atores... Desculpa Andrew, mas prefiro o Tobey!
  Andrew Garfield é um bom ator. Só isso que posso afirmar, que ele seja bom. Não tenho conhecimento sobre sua forma de atuar, então não tenho bases para julgá-lo de forma mais espontânea e ampla. E ele consegue fazer umas caras incrivelmente dãrs! Kk' Estranhei ele no papel de homem-aranha, acho que me acostumei com o Tobey! Ah, o Tobey... Tobey Maguire é um excelente ator, e provou isso no grande papel de homem-aranha durante toda a trilogia passada. Adoraria que ele voltasse. Mas enfim. Infelizmente não mais Tobey! =/
  O filme apresenta boas doses de humor, um bom humor por sinal, não daqueles forçados. E traz uma maior apresentação da estória de um herói que já conhecemos. A cena final foi legal. Senti falta de trilhas sonoras que não fossem as tão mesmas esperadas de sempre. De modo geral conta com bons atores e com ótimos e maravilhosos efeitos especiais! Nem quero imaginar o trabalhão que deu para fazer as gravações. Mas enfim. De nota 10 eu dou 8, por todos os motivos que eu citei acima... É um bom filme, eu gostei e recomendo!
Bjs, pessoas!

14 comentários:

  1. Já discordo bastante =x sorry kkk
    Mas é que eu amo esse filme, muito mais do que o outro, por ter justamente sido muito fiel às HQs, portanto à origem do herói... Peter esteve engraçado, sarcástico, descolado... eu estava ansioso e saí satisfeito. DEMAIS! Achei o filme incrível, e algumas coisas de fidelidade fizeram meus olhos brilharem, por exemplo:
    1) A teia mecânica - parece que você não gostou disso? Mas nos quadrinhos sempre fora o Peter quem criou o mecanismo de teia mesmo, e essa coisa de ser natural foi coisa que Sam Raimi inventou da cabeça dele, mas não faz sentido nenhum =x Portanto, gosto mais do novo... tão bom ver ele soltar teia que ele mesmo fez!
    2) O que me leva ao fato de o Peter ser inteligente... nunca comprei a inteligência de Tobey... ele era um nerdão bobo e mais nada =/ Andrew faz Peter ser inteligente e admirável;
    Aaaaaahhhhh....
    Desculpa discordar, mas me foi um alívio não ter que ouvir de novo "Com grandes poderes vem grande responsabilidades" kkk Acho que eu ia sair do cinema... é legal e tal, mas todos já conhecem... e o tio Ben de 2012 disse algo semelhante de uma maneira mais atual (menos frasesinha pronta de MSN, sabe?) e mais emocionante... prefiro agora.
    3) A aranha é mesmo geneticamente alterada... se não qualquer picada de aranha daria poderes a qualquer um... 2002 não fazia sentido =x sem contar que aquela coisa de "ela escapou" era horrível... o pai de Peter estava trabalhando nisso para a Oscorp, como o filme de 2012 mostra :D
    4)Espero que MJ apareça também... até porque acho que Harry também apareceria e quero ver ele... mas se por acaso o Peter tiver alguma coisa com ela, eu mato! Peter demora para sentir algo por MJ, e o romance com Gwen é bem mais convincente... espero que fique por aí...

    "As mina pira" é bom, hilário... mas erro de dublagem. A versão original é bem mais simples: "The dude is crazy. But girls dig him"... não gostei muito dessa dublagem, embora engraçada =S

    Sobre o Peter: Andrew é mais parecido com a HQ, prefiro ele... =x Mais descolado, mais herói, mais inteligente... e só para defender meu herói favorito - ele não trabalha porque essa história se passa um pouco mais cedo do que a outra... ele só começa a trabalhar depois de se formar, e no filme de 2012 ele ainda está na escola (y) \Peter defendido kkk
    E sorry =x mas Tobey sempre foi o maior problema da trilogia passada $: ele não sabia ser Peter Parker dhasidhoada chegava momentos em que eu cansava =x

    Mas ok, acho que eu falei demais kkk Quase uma nova postagem aqui embaixo, hein? Mas eu sempre me empolgo... obrigado pela visita lá no Parada Tempora, volte sempre! (:
    http://paradatemporal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hello! Discordamos em muitas coisas, mas a liberdade de expressão é maravilhosa, e nos permite trocar informações e acessar várias diferentes opiniões! Fico feliz com as exposições de suas opiniões.
    Entendo cada questão que vc levantou. Como eu disse, sou super fã do Homem-aranha, porém nunca fui muito chegada a ler HQs (por falta de oportunidade e uma pitada de desinteresse), com certeza os HQs devem fazer uma abordagem e uma exploração bem maior da vida do super herói, devido a isso acho que estou meia por fora de alguns detalhes. Entretanto acho que isso não diminuiria minha condição de fã.
    Então... A teia criada por ele mesmo correspondeu fielmente aos HQs. Ok, mas acho que as teias naturais, apresentadas nos filmes passados são mais legais e conferem uma maior naturalidade em seus super poderes.
    kk' adorei sua comparação da tão famosa frase do tio Ben com frases prontas de MSN! Realmente é uma frase simples, mas com o poder de uma grande dialética e chega a ser semelhante as fraseszinhas de MSN mesmo. Porém amo ela e senti muito falta dela nesse filme e SIM eu também gostei das falas de sabedoria dele que foram colocadas nesse filme.
    Vc ressaltou uma coisa que eu não tinha parado para pensar em relação a picada da aranha. Tá. Mas eu não gostei do fato de ele ser picado por uma aranha robô entende? Só queria que fosse uma natural, modificada geneticamente e tals, mas uma naturalzinha (com pelinhos e não com garras de metal)!
    Não gostaria que Harry aparecesse, receio que o duende verde venha a tona e pá, e eu não gosto dele.
    Ah... Infelizmente eu assisti o filme dublado nas duas vezes (um horror, mas a gente supera! o/) minha critica só foi em relação a fala tão utilizada pela rede social mencionada no post, e SIM achei muito engraçada e bem colocada.
    Tá, também acho que Andrew seja mais parecido e tals, porém acho que como falei no post me acostumei com o Tobey!
    Ok- kkk, aceito sua defesa em relação ao trabalho do Peter, minha intenção só foi esclarecer as diferenças entre este e o outro Peter e esta é uma das diferenças. Este não trabalha e o outro trabalhava, uma diferença bem notável, apenas quis expô-la.
    Gosto do Tobey, na minha opinião um ótimo ator e satisfez minhas expectativas em relação ao homem-aranha e a toda trilogia passada. Porém, consigo te entender.
    kk' SIM, quase um outro post! De nada, gostei muito do seu blog. Obg, por expor sua opinião em meu blog e espero ter respondido da melhor forma. Obg pela visita e com certeza volte sempre.
    Ruama.

    ResponderExcluir
  3. Última argumentação: Não quero que o Duende Verde apareça não por não gostar dele (até o acho interessante), mas por causa de o que isso significa ao futuro de Gwen =S Eu não pararia de chorar ao assistir isso... ler já é cruel =x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu?! Mais um motivo para eu não gostar do Duende Verde, haha'.
      Com certeza seria cruel para todos nós, me simpatizei bastante com a Gwen! Mais uma vez, volte sempre!
      Ruama.

      Excluir
  4. Nossa, eu ameeeei esse filme, tanto que fui assistir duas vezes, pela primeira vez eu me interessei pela estória do personagem, foi uma experiência incrível.

    Beijos; Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que vc gostou do filme e se interessou pela estória. Sou suspeita para falar, mas vale realmente a pena!
      Bjs, Ruama.

      Excluir
  5. Eu estou louca pra assistir esse filme do Homem Aranha. Eu ia assistir na semana passada no cinema mas não teve como. Agora que já saiu do cinema aqui da minha cidade, vou ter que esperar pra assistir no dvd mesmo. haha
    Gostei bastante de ler suas criticas. Parece ser um ótimo filme. Deu só mais vontade assistir. haha :)

    Beijos, Nathy

    http://mmeninices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Aaah, não creio! Odeio quando quero assistir um filme e ele sai de cartaz... Mas não faz nada mal esperar pelo dvd! Fico feliz de saber que minhas críticas te agradaram! E não deixe de assistir, realmente é um bom filme. Obg pela visita e pelo comentário! Volte sempre...
      Bjs, Ruama.

      Excluir
  6. Nossa, Ruamitcha adorei toda a critica que você fez mas assim como as pessoas acima eu tenho de discordar em vários pontos de você.
    Primeiramente de tudo, achei maravilhosa a fidelidade desse filme, realmente foi sensacional a adaptação eu adorei.
    Entretanto acho que eles erraram na escolha dos atores, não sei se e ainda o costume com o outro Peter, ou por ser só o primeiro filme ainda, mas acho que o Andrew e a Emma não pegaram o tom de Peter e Gwen.
    Acho que eu também não fui com a cara da Emma como Gwen exatamente por detestar Gwen Stacy e amar Mary Jane, eu to torcendo para que apareça o Duende-Verde em um próximo filme e espero que aconteça com Gwen o que acontece nos quadrinhos (não falo nada, senão conto spoilers)
    mas tomara que aconteça com Gwen no filme o que acontece nos quadrinhos e no próximo filme apareça lindamente a Mary Jane.
    Não gostei da Tia May e do Tio Ben nesse filme.
    Outra coisa que achei sensacional foi contarem a historia dos pais do Peter e sobre o pai dele trabalhar na Oscorp, mais um ponto pra adaptação fiel, o que nos leva as teias, outra coisa trazida dos quadrinhos que gostei, achei que ficou com cara de mais realista.
    Também gostei da cronologia do filme por mostrar um Peter mais novo na escola.
    E por fim apesar de ser um dos primeiros vilões do Homem Aranha, e na cronologia do filme ser o que de mais certo, não gostei do Lagarto como vilão, espero que eles explorem mais os vilões nos próximos filmes, como o Duende para fazer uma coisinha com a Gwen (spoilers para Lucas).
    Agora só nos resta esperar por 'Web of Spider-Man' (Teia do Homem-Aranha) que estreia em 2 de maio de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! Fico feliz que tenha gostado das minhas críticas e sinta-se a vontade para discordar.
      Que bom que gostou do filme, realmente ele apresentou uma maior fidelidade.
      Sério?! Não gostou dos atores? Mas uai! De nenhumzinho? Acho que os atores tem muito o que mostrar ainda nos próximos filmes, talvez eles consigam te surpreender. Mas veremos né?!
      COMO VC PODE GOSTAR DA VACA DA MARY JANE? kkk' ok, (Lucas, eu te perdoo!) Tô brincando tá?! Convenhamos que um reviravolta na vida amorosa de Peter seria emocionante né? #Posso saber pq não gosta da fofíssima Gwen?
      Já estou ansiosa para o próximo filme! *-*
      Bjs, Ruama.

      Excluir
  7. Não e que não gostei dos atores, e que acho que eles não entraram no papel, achei uma coisa meio forçada, mas cada um tem um opinião neé, e o que nos resta e respeitar a dos outros (essa vai pro Jacques, ok parei).
    Como assim vaca, não diga isso da minha ruiva linda, eu e que não entendo como você pode não gostar da Mary Jane (também e sua opinião, eu respeito tudo bem).
    No próximo filme precisa muito de uma reviravolta na vida do Peter, o que nos leva ao fim da Gwen e por que não gosto dela, eu acho que ela e "mocinha em perigo demais", nossa e eu não suporto essas personagens que só servem pra ser vítima, gostaria muito que no próximo filme aconteça com ela o mesmo que acontece nos quadrinhos, to quase te contando, minha língua ta até coçando de vontade de soltar um spoiler. aqui. Por isso que vou parar por aqui. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas! kkkkk' pausa dramática para essa indireta! Digo isso da Mary Jane SIM (lálálá). Quem banca a mocinha em perigo é a vaca da Mary Jane e não a Gwen, ela consegue se fazer de vítima nas minímas circunstâncias, fora que ela é muito dramática _ puff! Enfim... Como eu disse, acho que um reviravolta na vida de Peter não seria nada mal! #Ansiosa, haha.
      Bjs, Ruama.

      Excluir
  8. Eu adorei esse seu texto, comparando as características do antigo Homem-Aranha com o novo, pessoalmente eu adorei o novo filme, simplesmente espetacular, ele tem uns dois defeitos mas eles não tiraram o brilho do filme. Andrew Grafield ficou excelente como Aranha, ele não é carismático como o Tobey, mas ele tem cara de adolescente (coisa que o Tobey não tinha) e no filme ele é um gênio, igual nos quadrinhos (uma característica que o antigo não tinha), adorei a química entre ele e a Emma Stone, mas acho que os melhores momentos do casal ainda estão por vir. Realmente a Sally Field não ficou muito bem como a tia May, mas acho que no próximo ela melhora (ela tem que melhorar, ela é ótima atriz).
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Ai que bom que gostou das minhas críticas, fico muito feliz :)
      Também gostei desse filme! E também acho que Andrew convence mais como adolescente que o Tobey (mas foi um ótimo Peter). Amei o novo casal! E Sally Field realmente não ficou muito boa, mas não duvido da boa atriz que ela seja, já ouvi muitas coisas boas a respeito da atuação dela, e ela tem que melhorar! Enfim... veremos no que vai dar né?!
      Bjs, Ruama.

      Excluir