domingo, novembro 18

Ser, crescer, amadurecer...

  Ultimamente ando refletindo bastante sobre o amadurecer. Afinal de contas, o que é realmente amadurecimento? De acordo com os meus meros devaneios...
  O amadurecer se encontra entrelaçado ao tempo e a tudo que ele proporciona. Amadurecer não se refere a uma graaaande mudança apenas, mas pode se tratar de uma pequena ou até mesmo imperceptível mudança, mas ela está ali, em você, dentro do seu ser, te fazendo crescer.
  Esse processo se encontra ligado ao tempo, como eu já afirmei... mas o que seria esse tempo? A concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. Então qualquer unidade de medida temporal se aplicaria aqui certo?! Tipo, segundos, minutos, horas, dias, meses, décadas, milênios... O amadurecimento pode acontecer dentro de um segundo então! Sim, porque não?! Se dentro desse segundo algo te fez mudar, repensar, abrir as ideias, pensar diferente, eu digo que você já não é mais o mesmo de um segundo atrás, portanto você amadureceu! Por isso aquela ideia de que aprendemos com o tempo e de tudo passa com o mesmo. E na verdade nada passou com o tempo... tudo se transformou, pois eu mudei. 
  As vezes a gente fica esperando uma situação problemática, para nos ensinar a viver, para superarmos e aprendermos... e finalmente nos tornar maduros! A verdade é que esses momentos só servem para colocarmos tudo aquilo que aprendemos com os nossos momentos de amadurecimento em prática. E se você errar, quebrar a cara e não saber colocar em prática... calma! Não significa que você é um imaturo e blá... significa que você é maduro o suficiente para admitir que errou, e isso lhe proporciona outro momento de amadurecimento, de aprendizado e novas experiências. 
  A questão é... você tem que se permitir amadurecer também, de nada adianta se manter inflexível diante da vida. Você tem estar disposto a mudar, estar de mente aberta para novas opiniões, questões, e tudo. Isso te enriquece, te amadurece! 
"Quer dizer, eu sei quem eu era quando acordei hoje de manhã, mas já mudei uma porção de vezes desde que isso aconteceu. (…) " Alice no país das maravilhas - Lewis Carroll  
  Isso tudo me faz lembrar de Heráclito e uma suas filosofias. Segundo ele, nada permanece imóvel e nada permanece em estado de fixidez e estabilidade, mas tudo se move, tudo muda, tudo se transforma, sem cessar e sem exceção ("tudo flui"). Ele chega a afirmar que um homem nunca se lavará no mesmo rio duas vezes, primeiro porque este homem já não é o mesmo, pois mudou e segundo porque as águas do rio já não serão as mesmas, pois elas também se transformaram. Será que a mudança desse homem não foi provocada pelo amadurecimento?! 
  Viajei na maionese? Essa questão tava dançando em meus neurônios, e é sempre bom compartilhar essas ideias... ficaria feliz de saber a opinião de vocês!
Bjs!

domingo, novembro 11

Desabafo

Me encontro cansada, cansada de estar cansada das mesmas coisas... Parece que nada muda, se não piorar talvez melhore mas volta tudo a ser como era, do mesmo jeito de sempre, da mesma forma que antes e tudo volta a me deixar cansada. Cansada de estar cansada, das mesmas pessoas... Pessoas não são iguais, mas as vezes agem de forma igual. Imitam uma a outra, copiam aquilo que não podem inventar, ou inventam aquilo que não podem ser. Ser. O que os seres humanos são afinal? Ora de um jeito, ora de outro. Um dia frio, no outro quente, morno, e volta ao normal... me deixando cansada, cansada de estar cansada das mesmas circunstâncias... Tão rotineiras, das rotinas tão copiosas e tão iguais. Estou cansada, apenas cansada, talvez exausta de esmiuçar o meu cansaço.
Ruama.

quinta-feira, novembro 1

Filme: Melancolia

                                    Ficha técnica
Diretor: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Brady Corbet, Stellan Skarsgård
Produção: Meta Louise Foldager, Louise Vesth
Roteiro: Lars von Trier
Fotografia: Manuel Alberto Claro
Duração: 136 min.
Ano: 2011
País: Alemanha/ Dinamarca/ França/ Suécia
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estúdio: Zentropa Entertainments / Memfis Film / Zentropa International Sweden / Slot Machine / Liberator Productions / Zentropa International Köln / Film i Väst / Danmarks Radio (DR) / arte France Cinéma / Sveriges Television (SVT) / Canal+ / Centre National du Cinéma et de L'image Animée (CNC) / CinéCinéma / Edition Video / Nordisk Film Distribution / Danish Filminstitute / Eurimages / Nordisk Film- & TV-Fond / Swedish Film Institute / Filmstiftung Nordrhein-Westfalen
Classificação: 14 anos
Sinopse: Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. Neste contexto Justine (Kirsten Dunst) está prestes a se casar com Michael (Alexander Skarsgard). Ela recebe a ajuda de sua irmã, Claire (Charlotte Gainsbourg), que juntamente com seu marido John (Kiefer Sutherland) realiza uma festa suntuosa para a comemoração.

   Oieee! Demorei mais tô aqui pra falar de melancolia! Calma gente, não é melancolia de tristeza não, mas sobre o filme melancolia :)

  Ouso a dizer meus caros, que este é um dos melhores filmes que já vi! 

  Assim que esse filme lançou, eu fiquei louca para assistir. Primeiro porque o filme conta com a Krinten Dunst, que é uma de minhas atrizes favoritas e segundo porque a sinopse me deixou super curiosa. Tá, lá vai eu tentar assistir o filme e tals... Tentar não é assistir. Tentei ver esse filme aproximadamente 134.567.879.654 vezes (não foi bem isso, haha, é que já perdi as contas!) e nenhuma dessas vezes deram certo. Ou o filme travava, ou baixava na metade, ou vinha sem legenda... Mas finalmente, eu consegui assisti o/ (Só eu ouço coros de aleluias?! Haha). 
  O início do filme foi que chamou mais minha atenção. Imagens em câmera lenta, acompanhadas de uma trilha sonora super tensa. As imagens do começo nos oferece uma ideia do que estaria por vir e do que aconteceu depois... Ameeei todo o início!
   Outra coisa que me chamou atenção foi a técnica utilizada para filmar esse filme, com a câmera balançando (tipo vídeo caseiro, com a câmera nas mãos de uma pessoa tremendo), além do balançar proposital da câmara, ela dá uns focos que exploram detalhes importantes. Todo esse trabalho e técnicas com a câmera evidenciam cada vez mais o clima de suspense do filme. Fora a trilha sonora, que não é nada diversa. Aliás, o filme se compõe basicamente com uma única música, que aparece em determinados momentos, e sempre aumenta a tensão do filme. 
   Os personagens são muito complexos e extremamente indecifráveis. Cada um apresenta uma personalidade diferente e cheia de peculiaridades. Mas acho que toda essa construção dos personagens, só enriquece o filme e sobretudo o suspense que o mesmo apresenta.
  E que final! As vezes ele pode parecer meio óbvio e blá, mas eu fui surpreendida. Não esperava que esse filme apresentasse um final tão bem concluído, pensei que este fosse mas um daqueles filmes com um final não final e que te deixa mergulhada em uma piscina de pontos de interrogação. Não é o caso desse filme, ele tem um final bem final. 
  A ideia do filme em si é um pouco complexa. Se você não se permitir analisar bem o conteúdo, você fica sem entender. Pra falar a verdade, nem sei se eu entendi (hahaha), é impossível não ficar com perguntas sem respostas com muitos fatos do filme. Mas percebi que esse filme não foi muito apreciado... Muitas pessoas não entenderam a ideia do filme e ficaram criticando mal o mesmo. 
  Na minha opinião Lars von Trier tenta pensar de modo um tanto extravagante, a morte. Tenta pensar ela como um acontecimento do qual ninguém pode fugir. E os diferentes pensamentos, e comportamentos sobre a morte, se refletem nas diversas ações dos personagens diante de uma morte evidente. Mas tipo, essa é só a minha opinião... 
  Toda a técnica, fotografia, filmagem, estrutura dos personagens, sonografia, trabalho dos atores e enredo me conquistaram. E tudo isso me levou a amaaar esse filme! Aaaah, só uma curiosidade, o filme recebeu várias indicações e conquistou o prêmio de Melhor Atriz (Kirsten Dunst s2).
  Enfim... o filme apresenta ótimos atores e uma boa construção. Indico pra todos :) 
  Beijos!